Contato:

como@como.org.br

Principal

Fotos Diretoria Materias Fique Socio Concurso    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como diferenciar um Ágata Eumo (AG EU) de um Ágata Topázio (AG TO).

 

 

Fomos estimulados a realizar uma difícil missão: escrever sobre como diferenciar um Ágata Topázio (AG TO) de um Ágata Eumo (AG EU).

Esta tarefa não é nada fácil. A diferença é pequena e o detalhe é minucioso, delicado e de difícil observação. Tem que estar muito atento e ter muita prática para identificar estas cores.

Mas, como gostamos de desafios, vamos analisar os detalhes que diferenciam estas duas cores e tentar facilitar esta tarefa para os criadores.

Primeiro vamos aprender as características básicas de cada cor para podemos notar a diferença entre eles.

O Fenótipo padrão do Ágata (AG)

Iniciando devemos conhecer o padrão do Ágata (clássico), pois toda e qualquer mutação terá como base a cor original e deverá manter suas características básicas.

O Fenótipo padrão do mutação Topázio (TO)

O fator Topázio caracteriza-se por reduzir a eumelanina1 negra na plumagem e nas partes córneas clareando a tonalidade das estrias, partes córneas, assim como a feomelanina. A eumelanina dos olhos também sofre redução e estes ficam ligeiramente mais claros que nos clássicos.

Esta redução também afeta a localização do depósito da eumelanina que passa a ser no centro da pena. Esta é a principal caraterística do fator Topázio.

O canário Ágata Topázio

O canário Ágata Topázio (AG TO) é uma mutação que ocorre no Ágata clássico. Isto provoca redução na tonalidade das estrias que passam de negra para a tonalidade cinza bem escuro, quase negro. Como a mutação Topázio tende a centralizar a eumelanina das penas perto do seu eixo (ráquis ou canhão da pena) suas bordas ficam mais claras. O visual que temos é de um risco cinza escuro com bordas pigmentadas de lipocromo nos Intensos (IN) e com lipocromo em uma borda clara nos Nevados (NV) e Mosaicos (MS).

Atenção: a visualização da concentração da eumelanina é mais nítida nas penas coberteiras (penas que cobrem a base das grandes penas das asas (remiges) e da cauda (retrizes)). Cremos que seja porque estas penas são menores e compactas e a eumelanina fica bem reduzida, dando visual mais nítido de “banda mais clara”. É aí onde você deverá olhar para se certificar que este é um pássaro topázio.

 

O Fenótipo padrão da mutação EUMO

O fator Eumo caracteriza-se por uma redução da eumelanina negra clareando a tonalidade das estrias, envoltura, olhos e partes córneas, assim como é inibidor da feomelanina, deixando-o com nítido contraste entre as estrias e a cor de fundo.

Esta redução também afeta a eumelanina dos olhos que ficam vermelhos, sendo esta a sua principal caraterísticas de identificação.

O Canário Ágata Eumo

O Canário Ágata Eumo (AG EU) é caracterizado por possuir estrias marcadas na tonalidade cinza e envoltura cinza bem clarinho, dando um contraste bem acentuado entre as estrias.

Este contraste é facilitado pela inibição da feomelanina. As patas, unhas e bico, assim como em qualquer Ágata, são claros.

Atenção: os olhos dos Ágatas Eumos são vermelhos.

A diferença entre um Ágata Topázio e um Ágata Eumo

Bom, como já dissemos esta diferença na prática não é tão fácil assim. Mas, tentaremos facilitar mostrando alguns detalhes.

1.   A mutação Eumo dilui mais a tonalidade da eumelanina do que a Topázio. Logo, no canário Ágata Topázio (AG TO) a tonalidade das estrias é cinza escura e nos Ágatas Eumo é cinza mais claro.

2.   Devido ser mais diluído, o contraste no Eumo é mais evidenciado que no Topázio. Podemos notar assim melhor a cor de fundo no AG EU.

3.   Os olhos do Ágata Eumo (AG EU) são vermelhos, enquanto no Ágata Topázio (AG TO) são marrons claro com um vestígio longe avermelhado.

4.   Esta é uma das características que mais evidência a diferença entre essas cores. Se olharmos as penas coberteiras das asas no Ágata Topázio vermos uma despigmentação característica como se fosse uma banda mais clara que no resto da plumagem, enquanto que no Ágata Eumo (AG EU) a marcação é normal como em todas as outras cores de Ágatas.

5.   Nos Topázios outro local bom de ser ver a concentração da eumelanina no centro da pena é na cauda. Nestas penas vemos com maior nitidez um risco de eumelanina no centro da pena com uma contorno de lipocromo o que não acontece com o Eumo. Observe.

 

 

6.   O padrão do Ágata clássico indica algumas marcações na cabeça características desta cor, como: testa clara, sobrancelha e bochechas. Além dos bigodes que devem ser bem marcados. No Ágata Eumo, assim como é todas as mutações que afetam os Ágatas, estas características também estão presentes. Porém, no Ágata Topázio a impressão visual que temos quando olhamos este canário de frente, é que existe uma diluição extra nessas regiões que se tornam mais claras e evidentes.

 

 

Conclusão

Espero que este artigo possa ter esclarecido um pouco mais sobre essas cores que são tão lindas e fascinantes, mas nada fáceis de serem identificadas. No mais, é observar muito, mais e mais.

Fontes:

Eliane Seixas e Gilberto Seixas, Criação de Canários: A Genética das Cores.

Revista Brasil Ornitológico, ano XIX – nº 78 – Fev – Mar – Abr 2010, pág. 25, 26 e 27.

 

 

 

 

 

Criadores Patrocinadores

Este site é mantido pelos criadores abaixo, visite a página de nossos criadores.

 

 

C.O.M.O.— Centro Ornitológico do Município de Osasco. Fundado em 26 de outubro de 1985 - Utilidade Pública - Lei nº 3.381 de 22 de outubro de 1997 - Filiado à F.O.B.