Contato:

como@como.org.br

Principal

Fotos Diretoria Materias Fique Socio Concurso  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matéria indicada pelo nosso sócio Eduardo Martinez

 

MUNCHENER

MUNCHENER

 

1. POSIÇÃO-20 PONTOS

A postura é observada por breves instantes, quando o pássaro pousa no poleiro. Pássaros que colocam a cabeça abaixo da linha dos ombros ou que enfiam a cauda sob o poleiro, devem ser penalizados com rigor, assim como aqueles que se apresentem constantemente em posição elevada e, com o pescoço e o dorso quase em ângulo reto.

A linha superior do pescoço e o início do dorso definem o arco ideal quase circular e, as pernas, têm que ter canelas longas e coxas aparentes também longas, para permitir uma posição perfeita.

Asas que em posição apresentem as pontas fora da linha curva, devem ser penalizadas com moderação. Pássaros que não consigam entrar em posição, devem ser penalizados com rigor.

2. CABEÇA E PESCOÇO - 20 PONTOS

Cabeças grandes e esféricas, devem ser penalizadas com rigor. Bico desproporcional e olhos mal posicionados, devem ser penalizados. Cabeças com topo arredondado em demasia, também devem ser penalizadas. O pescoço tem que ser proporcionalmente longo. Pássaros com pescoço curto ou muito longo (posição normalmente baixa da cabeça), devem ser penalizados com rigor, do mesmo modo que aqueles que tenham, após a nuca, uma curva reversa que quebre a curvatura do conjunto.

3. PEITO, OMBROS E ASAS - 20 PONTOS

O peito é relativamente cheio. Peitos côncavos que tendam a acompanhar a linha do dorso, devem ser penalizados com rigor. Peitos cuja linha de contorno seja pouco pronunciada, devem ser penalizados. Ombros muito largos ou altos, devem ser penalizados com rigor. A transição do pescoço para os ombros se faz suavemente, apesar da largura dos ombros ser, teoricamente, a maior largura do pássaro.

4. CAUDA-10 PONTOS

Caudas curtas devem ser penalizadas com rigor. Caudas que apresentam o M (invertido) das extremidades das retrizes muito pronunciado, devem ser penalizadas. As caudas que se colocam sob o poleiro, devem ser penalizadas no item postura.

5. PERNAS E PÉS -10 PONTOS

As pernas são de fundamental importância para a postura. Pernas onde as coxas não apareçam nitidamente, com canelas muito curtas ou normalmente retas, devem ser penalizadas com rigor. Coxas implumes e unhas retorcidas, devem ser penalizadas.

6. PLUMAGEM E COR - 10 PONTOS

A plumagem é compacta. Penas soltas que prejudiquem o contorno, devem ser penalizadas (peito e ventre). Frisuras de qualquer espécie, devem ser penalizadas com rigor.

Com exceção do vermelho, são admitidas todas as cores, inclusive os pássaros pintados mas, como nos canários de cor, a uniformidade do lipocromo e as marcações, devem ser observadas. Os pássaros intensos, normalmente, atingem com maior facilidade as exigências do padrão. Pássaros com o lipocromo não uniforme, devem ser penalizados.

7. TAMANHO-5 PONTOS

O tamanho ideal fica entre os 15 e 16 cm e, deve ser apreciado quando analisada a postura do pássaro. Pássaros muito grandes ou pequenos demais apresentarão normalmente, postura deficiente pois, não mantêm as proporções ideais entre as diversas partes.

8. CONDIÇÃO GERAL - 5 PONTOS

Sendo um pássaro nervoso, movimenta-se com frequência. Pássaros letárgicos ou muito espantados, devem ser penalizados. Pássaros sujos, com falta de algumas penas, devem ser penalizados.


Leia mais: http://www.canarilformosura.com/products/munchener/

 

 

Criadores Patrocinadores

Este site é mantido pelos criadores abaixo, visite a página de nossos criadores.

 

 

C.O.M.O.— Centro Ornitológico do Município de Osasco. Fundado em 26 de outubro de 1985 - Utilidade Pública - Lei nº 3.381 de 22 de outubro de 1997 - Filiado à F.O.B.